5 dicas que você deve saber para fotografar a vida selvagem

Como se tornar um bom fotógrafo de natureza?

Se você quer se tornar um fotógrafo de vida selvagem e/ou de natureza, você precisa saber dessas 5 dicas que separamos para você que, com certeza, farão uma grande diferença em suas fotografias.

01) Treine em um zoológico:

Nesse ramo específico da fotografia, não é sempre que se pode praticar com verdadeiros animais selvagens, ainda mais se você não vive disso.

Por isso, procure um zoológico, horto ou outra instituição de sua cidade em que você consiga treinar com o objetivo real: animais selvagens/silvestres.

Assim, além de você conseguir praticar, você também se familiariza com o tema e diminui o risco de surpresas ao lidar com os animais, de fato, selvagens.

02) Estude o comportamento animal e natural do ambiente:

A dica do zoológico também serve para essa daqui.
Saber onde e com quem estará lidando, faz toda a diferença para que suas fotos não sejam apenas registros, e sim, fotografias.

Imagine a seguinte situação:
Um fotógrafo decidiu viajar para fotografar leões caçando.
Animado, ele sai logo cedo e decide se posicionar em um lugar que julgou bom para fotografá-los em ação.
Por não ter lido sobre o comportamento de caça dos felinos, o fotógrafo fica a manhã toda esperando e não consegue o que procura, pois talvez ele não soubesse que os leões tem o hábito de caçar a noite.

Ou talvez, o fotógrafo vai em uma época de chuva e não consegue os tons dourados, que muito combinam com a pelagem dos leões.

Frustante, não?

Por isso, estude e conheça o clima do ambiente em que visitará. Lá o sol se põe mais rápido? Existe a possibilidade de uma chuva repentina?
Em relação aos animais, como é o comportamento dos que encontrará por lá?

O que nos leva à próxima dica!

03) Não se prenda no que você “deve fazer”. Olhos sempre atentos!:

É importante ir fotografar com um objetivo. Assim você não corre o risco de perder as melhores luzes do dia e momentos específicos do local.

Por isso, ao determinar um objetivo, não se prenda apenas nisso. Fique sempre atento ao que acontece em sua volta. A vida selvagem é imprevisível e tudo acontece muito rápido. Exercite seu olhar fotográfico!

04) Arrume um ponto de observação confortável, ou torne-o confortável:

Fotografar na natureza, muitas vezes é questão de paciência.
Por isso, procure estudar também um bom local para se posicionar e garantir bons resultados.

O importante, nessa situação, é tornar o local "flexível" para diversos ângulos, assim você não perde algo por ter uma árvore na frente.
Como irá passar, literalmente, horas esperando, torne o lugar confortável para esperar.

05) Use o nível dos olhos dos animais:

Chegamos técnica!

A chave da fotografia de vida selvagem é o olhar dos animais. Por não termos o contato direta e frequentemente, o máximo de detalhe, o mais próximo que sua fotografia levar o observador ao animal, melhor!

Procure pelo olhar e expressões!

Para melhor captura disso, é ideal que você esteja no mesmo nível dos olhos do animal. Tratar de igual para igual passa a sensação de aproximação entre animal e observador.

-

Gostou da matéria?
Se inscreva em nossa newsletter e receba outros conteúdos como esses direto no seu e-mail!

E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais:

• Facebook
• Instagram
• Youtube

Comentários