DICA DO DIA!


Separamos 5 exercícios para fotógrafos iniciantes treinarem e explorarem sua fotografia.

É normal que fotógrafos iniciantes tenham sede de fotografar a todo instante, ainda mais se essa fase foi iniciada do zero, ou seja, houve investimento de uma máquina fotográfica profissional nova, compra de acessórios fotográficos e/ou início em curso de fotografia etc.

Por isso, muitas vezes, essas primeiras fotos tirada tendem a faltar com foco e objetivo.
O fotógrafo iniciante, empolgado com seu ingresso no ramo, procura tirar o máximo de fotos possíveis pelo prazer simples prazer de fotografar, mas acaba deixando passar o objetivo dessa atividade.
O por quê do registro de tal objeto? Por quê tal milimetragem nessa foto? E o por quê tirar um monte de fotos sem ligação entre elas?

Bom, aqui vão 5 exercícios para fotografar, onde você não precisa estar matriculado em um curso de fotografia para praticar, e pode trabalhar suas escolhas antes de dar o click:

01) Lente em 50mm - Objetivo: Texturas
Uma forma de trabalhar o olhar e ensiná-lo a focar, é fotografar texturas.
Para não se perder na infinidade de opções para fotografar de todos os lados, pegue um tempo para apreciar as pequenas coisas e concentre a atenção em um ponto.

02) Lente em 35mm - Objetivo: Composição
Ou, se preferir, comece pelo grande.
A regra dos terços pode ser muito bem trabalhada nesse exercício. Assim, você trabalha um objetivo em sua fotografia, e fazendo a diferença entre um registro e uma fotografia.

03) Lente em 35mm, depois em 45mm e depois em 55mm - Objetivo: Criar uma sequência que conte a história de onde está
Na fotografia, a arte de fotografar não está apensa no resultado final de uma imagem, pode também estar em um conjunto delas, formando uma sequência que conte a história por trás da foto onde você passa a impressão de onde estava.

Ex.:
35mm: um ângulo mais amplo, então mostre onde está. Lembrando sempre de compor sua imagem. Ex.: Um parquinho.

45mm: um pouco menos amplo, começando a chegar mais perto. Perfeito para fechar o olhar e começar a focar em um objetivo. Ex.: Um balanço colorido nesse parquinho.

55mm: com o alcance maior da lente, foque em um detalhe que, dificilmente seria observado ao primeiro olhar. Ex.: A textura da corda que segura o banquinho do balanço nesse parquinho.

04) Lente livre - Objetivo: Luz e sombras
Uma vez que a fotografia exige a presença da luz para que exista, brinque com isso.
Tenha calma e observe o ambiente em volta de você. Veja como a luz bate em uma superfície e como ela realça a sombra da mesma.
Uma boa dica para isso, é fotografar nas horas douradas do dia.

05) Dê 50 ou 100 passos e fotografe algo - Lente livre - Objetivo: Livre
Para exercitar o olhar fotográfico, se force a encontrar algo em qualquer lugar. Por isso, essa dica é bem bacana!
Escolha um ponto de início e fotografe algo, depois disso, dê 50 passos em outra direção (ou 100 dependendo do ambiente em que estiver) e fotografe algo totalmente diferente.
A ideia é forças você encontrar ângulos e objetivos diferentes, estando há alguns passos de onde estava (lugar onde você já forçou e encontrou algo).

Dica Bônus!
06) Limite seu número de fotos
Nesse exercício, o objetivo da fotografia e milimetragem de câmera ficam a seu mercê. Você só precisa trabalhar seu raciocínio e a relação com sua máquina fotográfica.
Assim, você diminui o número de fotos erradas e, nas próximas vezes, estará mais ciente do que está querendo fazer e fotografar.

-

Gostou da matéria?
Se inscreva em nossa newsletter e receba outros conteúdos como esses direto no seu e-mail!

E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais:

• Facebook
• Instagram
• Youtube

Comentários