Acampamento: Brasil x África





Qual é a diferença entre acampar no Brasil e na África?

Com mais de 18 expedições fotográficas acampando em países da África, a Luiz Carlos | Wildlife Photography separou alguns aspectos que diferenciam campings brasileiros dos campings africanos.
Como referência de acampamentos em países como: África do Sul, Botsuana, Namíbia, Etiópia, Zâmbia, Zimbabue, Quênia, Tanzânia e Moçambique, eis alguns tópicos que devem ser levados em consideração:

1) Clima

Ainda que ambos se igualem no quesito: dia = calor e noite = frio, ao acampar na África você enfrentará um clima seco e com muita poeira.  Já no Brasil, o clima é bem mais úmido.
O que nos leva ao próximo tópico.

2) Vestuário

Uma vez que o clima nesses países africanos são mais seco,  não há necessidade de muita quantidade de roupa. Afinal, sempre terão roupas secas no dia seguinte.
Devido ao clima úmido no Brasil, as roupas demoram mais para secar, sem falar do risco em usar roupas úmidas por muito tempo e a maior perda de água no organismo.
Portanto, é bom levar uma muda de roupas a mais.

3) Equipamentos

Independente do lugar é sempre recomendado usar malas resistentes a quedas e chuvas.
Na África, sua mala não precisa ter, necessariamente, proteção para chuvas, mas é interessante apostar em malas resistentes a queda. Afinal, por se tratar de um ambiente seco, o solo é mais rígido.

Um canivete é muito bem-vindo e supre a maior parte de suas necessidades.

Mas o que não pode faltar é um spray de pimenta.  Isso mesmo, spray de pimenta.
O continente é repleto de animais de grandes portes, especialmente felinos como leões, leopardos e guepardos andando por perto. Portanto, o spray é um equipamento essencial.
Por mais que os acampamentos sejam estabelecidos em ambientes seguros, ainda se está em meio à África selvagem com animais extremamente territorialistas.

No Brasil, proteção contra a chuva deve ser considerada, e embora um canivete seja ideal para qualquer acampamento, um facão é importante devido a vegetação mais densa e fechada.
Animais de pequeno e médio porte são a maioria em terras brasileiras, não necessitando de uma proteção mais agressiva.

Pederneira não pode faltar em nenhum acampamento, mas no Brasil, é sempre bom levar material inflamável com você devido a umidade.

4) Locais para acampar e trilhas

Embora o ecoturismo venha crescendo no Brasil, ainda existem maiores números de locais e opções de camping na África em relação ao Brasil.
Mas, devido a maior área selvagem na África, as trilhas para destinos turísticos são mais distantes e desertas, necessitando de locomoção automotiva. O que reforça o tópico sobre mala, pois devido à baixa necessidade de grandes quantidades de roupas, é interessante investir em malas pequenas e práticas para que possam ser levadas nos carros com mais facilidade e conforto para os passageiros.

Já no Brasil, é possível fazer pequenas, médias e grandes trilhas maravilhosas em meio à floresta e a pé.
O que reforça o contato com a natureza.

5) Culturas

Ambos os ambientes são conhecidos por abrigarem tribos e suas culturas exóticas. Mas na África, o número de turistas do mundo todo, em especial de europeus, é muito maior em relação ao Brasil.

-

A Luiz Carlos | Wildlife Photography leva diversos amantes de natureza, acampamentos, fotografia de vida selvagem e viagens à África há 10 anos.


Gostou da matéria?
Se inscreva em nossa newsletter e receba outros conteúdos como esses direto no seu e-mail!

E não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais:

• Facebook
• Instagram

Comentários